domingo, 28 de setembro de 2008
"É melhor ficar vermelho uma vez, no momento certo, do que amarelo para o resto da vida." Lair Sanches
Tudo na vida tem o "momento exato". Por isso, não adianta querer ter um filho aos 10 anos de idade, ou aos 90. Existe uma "janela" de tempo que deve ser respeitada -- neste exemplo, bastante flexível. Mas será que você não está, neste momento, olhando demais para a vida e fazendo de menos? Será que não está demorando demais para pegar aquela oportunidade?
A maioria das situações na vida, é o resultado de mudanças graduais. As coisas começam a acontecer e quase não nos damos conta. Então, um dia, o que era gradual e quase invisível passa por uma linha imaginária e, de repente, a gente nota que algo aconteceu, algo mudou. Chegou o momento exato. A janela se abriu.
Esse momento exato é muito importante. Em qual momento exato aquela atração imperceptível explodiu e derrubou todas as barreiras, se transformando em uma paixão arrebatadora? Você se lembra da hora, do minuto? Lembra de que roupa a pessoa estava usando? Lembra dos olhos dela? Ou já faz tanto tempo que esse amor cresceu e tomou conta de tudo e diversos momentos parecem o momento exato? Por outro lado, o tempo pode ter desgastado o momento exato.
Em que momento exato você descobriu a paixão por uma carreira, um caminho na vida, algo que desse enorme prazer em trabalhar horas e mais horas, em um ritual que muitos classificariam de monótono, mas que você vê como a construção de sua própria catedral pessoal de existência, sua Missão aqui?
Em que momento exato você descobriu uma solução inesperada, elegante, exeqüível para as turbulências pelas quais você, sua família ou sua empresa passava?
O momento exato das coisas que passaram pode até estar esquecido nos porões da memória. Mas o momento exato das coisas que você passará hoje, deve capturar sua atenção.
Olhe para o dia de hoje como uma chance para Momentos Exatos.
Olhe para o dia de hoje como uma bifurcação na estrada e pergunte para aquela pessoa diante do espelho: qual dos caminhos parece ter mais chances de realizar mais minha vida, meu coração e será lembrado muitos anos, a partir de hoje, como um... momento exato? Não podemos adivinhar o futuro, mas essa pergunta ajuda a acabar com a "cegueira" no presente.
Tenha coragem de escolher o caminho certo, no momento exato. Porque perder a bifurcação certa, na estrada, pode fazer com que você se lembre deste dia como aquele em que você perdeu sua chance, transformando o momento exato... no momento errado! Talvez você enfrente situações constrangedoras -- nem todo mundo vai entender o seu momento exato. Mas, como diz Lair Sanches: "É melhor ficar vermelho uma vez, no momento certo, do que amarelo para o resto da vida." Cancelar o casamento é ficar vermelho? Trocar de emprego é ficar vermelho? Fazer algo ridículo é ficar vermelho? Trocar de curso universitário é ficar vermelho? Pense na alternativa: amarelo para o resto da vida.
Reflita alguns minutos sobre isso: será que você não está demorando d-e-m-a-i-s para pegar aquela oportunidade? Fazer aquela viagem? Abrir seu coração ao amor? Lançar sua carreira? Pegar aquele emprego? Será que você não está deixando o tempo passar? A janela da oportunidade vai se fechar, tenha certeza disso. E depois que for tarde demais, não adianta chorar.
Hoje é o dia. Hoje é o seu momento exato. Não deixe a janela se fechar. Agarre este momento como se fosse o último... porque pode ser que seja mesmo. Por isso, faça seu mundo mudar.
Olhe para seu relógio. Que horas são? Este é o momento exato.
Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.
Diretor da Academia Novak do Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário